APASGU-PB - Associação dos Pequenos Agricultores de Sítio Guerrilhas – Uiraúna -PB ( Assentamento

O início



Associação dos Pequenos Agricultores do Sítio Guerrilhas - Uiraúna - PB.


A casa que já tinha na Fazenda Guerrilhas                                       

                                        
Origem do nome da Associação :

Em 2003, Terezinha Pinheiro Moreira criou uma Associação de dez Famílias, para poderem, as dez famílias,  como associação,  comprarem o Sítio Guerrilhas, no Município de Uiraúna - PB.
Terezinha Pinheiro era Assistente Social e trabalhava com Agricultores entre as regiões de Campina Grande e João Pessoa - PB, EMATER-PB,
Trabalhou com foco na agricultura livre de agrotóxicos e primando pelo cuidado com o planeta.
Como ela sempre trabalhou com "PEQUENOS AGRICULTORES"conversando com as dez famílias, quis homenagear neste Projeto "o Pequeno Agricultor", a quem tanto ajudou para se organizarem em associações nas regiões paraibanas, citadas acima.
Assim, nasceu o nome do Assentamento Sítio Guerrilhas.
APASGU-PB:
" Associação dos Pequenos Agricultores do Sítio Guerrilhas - Uiraúna -PB". .
 . 
Este nome nasceu da paixão pelos “pequenos agricultores” que Terezinha tanto amor e serviu..
Terezinha Pinheiro Moreira partiu para o paraíso em 2012 , deixando o sonho de que todas as  famílias deste Projeto APASGU-PB se tornassem produtivas e auto sustentáveis - Micro empresárias da Agricultura Familiar.

Criação do Projeto APASGU-PB

Depois de três anos de burocracias pagando os impostos e taxas da Fazenda Guerrilhas para entregar legalizada. Arrumando a papelada com a ajuda de Geraldo Rodrigues, técnico da EMATER- Uiraúna-PB que encaminhou o Projeto para o Banco do Nordeste de Sousa- PB. 
Nesse período contou com a ajuda de Francisco Adelino Barbosa ( Titino). Primeiro Presidente da Associação e Domingos que trabalharam e deram a vida com as dificuldades e sofrimentos de muitas viagens  Sousa para  recolher documentos e assinaturas dos associados.
Esta associação hoje tem um estatuto próprio e depois de conquistar a compra da fazenda e construir suas dez casas, com depósito para armazenar a lavoura conseguiu com trabalho, esforço e perseverança manter em dia as mensalidades anuais.
Atualmente já possuem a conquista do título da terra, as dez famílias.

Titico levou fogos para comemorar a quitação das terras.

Nesse percurso vários projetos e sonhos se concretizaram:

A Fazenda Guerrilhas não tinha energia elétrica .
Reforma do açude velho, energia elétrica, ferramentas, depósito e por último a perfuração de quatro poços que será o início da produção de renda como empresas familiares agro sustentáveis. Como Terezinha sonhava).
Quando eles chegaram nas terras Terezinha deu um curso aos jovens e adultos fazendo junto com eles um "Curso de Planejamento de curto e longo prazo". ( Foto acima).
Com o curso de agro- ecologia, já capacitados com o seu diploma,"Agricultores da Agricultura Orgânica*. Agora, partirá para ação.
Ao criar esta associação na época, recebemos muitas indiretas e muitos não acreditavam na capacidade dos seus associados.
Um dos primeiros a vir morar bebia muito e muitos nos diziam que a associação não ia para frente. Este associado, abraçou a causa e libertou-se totalmente da bebida, amando aquela conquista como um presente de Deus. Foi o primeiro a morar definitivamente lá. e também  dos primeiros a partir para o céu. Porém, sua esposa e filhos levam com garra este Projeto e trabalham com afinco. Hoje ela produz o melhor queijo desta região (Ana Maria) , por encomenda e seu filho tem uma micro empresa de "galinha caipira ou capoeira" como se fala no nosso nordeste.
Produção de ovos  ovos ( Zé e Zilda),Titico e na época da chuva: 
batata doce, melão e melancia, maxixe  e aos poucos vão surgindo hortas e hortaliças.
Diante da seca que assola a nossa região nem todos estão produzindo ainda.

A Providência que veio de Deus.

O parcelamento que é feito anualmente ainda faltariam três anos. Esta semana tiveram a imensa alegria de receberem um abono. Tiveram a visita de Geraldo Rodrigues e equipe da EMATER de Uiraúna que levaram a notícia de que todos quitariam os seus débitos nesta parcela e com uma parcela mínima, devido ás grandes secas. È uma notícia maravilhosa e agradecer a Deus e todos todos que nestes longos anos de sofrimento e falta d’água ajudaram ao Assentamento Sítio Guerrilhas.
Aos que compraram galinhas e ovos, feijão e milho de vez em quando e assim contribuíram para que pudessem está sempre em dia com a parcela. pois, segundo a EMATER - Uiraúna sempre foi uma das associações mais pontuais da região.
Agrademos aos sucessivos Prefeitos de Uiraúna que desde o início ajudaram no transporte dos tijolos ( Dr. João Bosco). do açude para o local das casas e assistência com caminhões pipas, abastecendo todo período da seca. Como também a Prefeita de Paraná-RN Oriana, com a construção das dez cisternas e ajuda tecnológica com o trator.( Na época das chuvas).
Agradecemos também a Prefeita atual de Paraná-RN a Josiene e as Secretarias de Saúde com Assistência Médica e Psicológica, quando mesmo não tendo uma pequena sala para atendimento médico como também a Secretaria de Agricultura vem o atendimento.. E ao Hélio Galiza que acompanhou o primeiro Curso Agro Ecologia realizado na própria associação. Esperamos por mais cursos.
Agradecemos a Deus por nos ter atendido a tantas preces para que o Projeto APASGU- PB desse certo, quando muitos só faziam críticas negativas.
Ao criar esta Associação, eu Maria da Conceição Pinheiro, na época recebíamos muita gozação, zombaria  e muitos não acreditavam na capacidade dos seus associados.
  Parabéns a cada um pelo afinco trabalho e por esta grande vitória e terem superado todos as dificuldades.
Continuem perseverantes e não se iludam agora com os especuladores que agora querem se apoderar de suas ricas terras.
  Avante FAMÌLIAS APASGU-PB!
Que se empenhem, peçam cursos, trabalhem, não se cansem de inventar, criar, plantar, vender... Não tenha vergonha de vender. 
Vocês estão a um passo de terem o retorno merecido com o suor e trabalho e aderindo aos “ 
  “ PROJETOS AGRICULTURA FAMILIAR”.
 Os Projetos virão, não tenham medo ! Pois,  vocês são junto aos seus filhos a potência desse trabalho ,vencerão! E já venceram concluíram as parcelas, as terras são suas.
Parabéns a cada uma das dez famílias que fazem a APASGU-PB. Meus pais, Sátiro e Maroquinha Pinheiro a quem amavam cada um de vocês e tinha vontade que vocês crescessem na vida está lá felizes!
                                 
                             Maria da Conceição Pinheiro Moreira
                                     moreira,mcp@gmail.com 
  

O início do projeto APASGU-PB  


Sátiro Francisco Moreira


                                                                                                                         
 O Sítio Guerrilhas que meus pais Sátiro Francisco Moreira e Maria Leopoldina, amavam tantos os seus trabalhadores .  
    Após a partida deles para o céu fizemos a opção  eu, meu esposo Deaquino Moreira, minha irmã Terezinha Pinheiro e meu irmão José Sátiro Pinheiro e esposa Ivone Gonçalves. Optamos de vender para dez famílias o Sítio Guerrilhas - Uiraúna-PB .  Famílias dos próprios trabalhadores que trabalhavam nas terras com meus pais. de preferência aqueles que não possuíam casas, terras, nem bens.

       Terezinha Pinheiro Moreira teve a ideia de convidar estas dez famílias e para isto orientou-os a formarem uma Associação. Foi o início desta história maravilhosa das nossas vidas dar habitação, terra, educação e trabalho aos filhos e netos. Era para minha irmã a nossa pequena "Reforma Agrária" da nossa família.
Neste dia ela tirou deles o planejamento anual
Um dos encontros com Terezinha Pinheiro
                                                               Maria da Conceição Pinheiro Moreira

                                                    moreira,mcp@gmail.com

          A Associação APASGU-PB nasceu do sonho dos trabalhadores serem proprietários de terra; com a ajuda da quarta geração de proprietários – herdeiros, que distantes e sentindo grande afetividade pelas terras e pelos trabalhadores, optaram por torná-los os próprios proprietários através do Programa Nacional de Combate a Pobreza Rural do Governo Lula.
                                                                         Terezinha Pinheiro

Casa antiga de Moisés Pinheiro
Sobre esta casa
                  
                 Esta casa era da Fazenda Guerrilhas que ficou abandonado alguns anos. Momentos em que Sátiro Francisco e José Félix visitavam a Fazenda Guerrilhas.. Este que é Tio Olinto e o garotinho não me recordo quem é. Parece ser o Álamo.
                    
A Fazenda Guerrilhas palco que abrigou Lampião e a Coluna Prestes.
 Deaquino com a Natália pequena numa de nossas visitas.
A que está com uma criança nos braços é Lúcia esposa de Titico.

Casa que está desmoronando e foi palco de Lampião
Abrigou o bando de Lampião.

Casa que abrigou  Lampião.

                    Já não existe mais! Porém nossos sonho e das dez família é construírem um "SEDE" para a a Associação e fazer uma réplica desta casa,

                        Moisés Pinheiro da Silva  e Vicência abrigaram aqui, nesta casa o bando de Lampião com sua tropa. A casa era bem maior,  os herdeiros não mais permanecendo na fazenda deixaram a casa deteriorar-se e infelizmente ela não existe mais.
               Junto com a APASGU-PB temos um grande sonho de fazer uma réplica dela contendo dentro:
    - Sala de atendimento médico.
    - Salão para reuniões. 
    - Cozinha Comunitária e  Refeitório, Como também um quarto para hóspede.
    - Biblioteca..  
                 Posteriormente esta fazenda foi vendida para a APASGU - PB dentro do Projeto de Combate á Pobreza Rural.   

         O que cada família teve direito, no início?

      - Fez parte do Projeto uma casa para cada família. 

      - Uma das casas já estava pronta,  construída pela minha irmã Terezinha.

Casa construída por Terezinha Pinheiro .
Habitada pelos primeiros moradores da APASGU-PB:
 Francisco Valentim e Ana Maria Moreira


 A nossa experiência 

Encontro com os trabalhadores com José Pinheiro, Terezinha e Maria.
 Sítio Guerrilhas - Uiraúna-PB.

A Burocracia

          Com o trabalho árduo de minha irmã ã Terezinha Pinheiro MoreiraAssistente Social da EMATER - PB, através de muitas viagens e caminhadas ela fez toda parte burocrática para a venda das terras a fim de deixarmos a Fazenda em dia, quitada todos os impostos' vencendo a burocracia..
       Ela mesma ajudou a fundar a APASGU-PB junto a Geraldo da EMATER-PB - Uiraúna - PB, montaram o Projeto para efetuar a venda da fazenda para as dez famílias - A Associação dos Pequenos Agricultores do Sítio Guerrilhas- Uiraúna - PB.
            Neste período ela teve também a ajuda valiosa de Francisco Adelino Barbosa (Agora no paraíso) que deu um grande contributo junto ás famílias pegando os documentos.
             Hoje estas dez famílias já concluíram a construção das dez casas. Para mim era um grande desapego vender aquela Fazenda. Tivemos propostas maiores.... De fazendeiros para comprarem a fazenda para criação de gato. E ofertavam o dobro.
                 Estava em Uiraúna quando Narciso me contou quando levou um desses fazendeiros e ele ofereceu o dobro para Terezinha e ela olhando nos olhos dele e disse:
               Já me comprometi com as dez famílias. E vendeu por preço inferior combinada com os irmãos que concordaram.
           Para ela era uma questão social ela queria proporcionar as famílias a alegria de trabalhadores serem os próprios proprietários. Era a sua pequena parcela de "Reforma Agrária" no Brasil que ela lutou e incentivou na Paraíba.
           Trabalhou junto aos pequenos agricultores no seu trabalho em João Pessoa e cidades vizinhas.... Era também realizar os sonhos de meus pais de ajudar, principalmente, os mais necessitados e as pessoas com as quais trabalhavam com eles a tantos anos, mesmo sendo apenas filhos. Os que trabalharam com meu pai já tinham partido....
                     Assim, foi aprovado o Projeto APASGU-PB dentro do Projeto de Combate à Pobreza Rural pelo Banco do Nordeste, em Sousa-PB..
                 As Famílias da APASGU-PB estão creditando seus débitos com seriedade e na luta para conquista por fontes perenes de água para fazer desenvolver o projeto para poder comercializar seus produtos.
         - A primeira conquista de uma vaca  e um boi para as dez família.
             
        









 - A primeira conquista foi conseguir horas de trabalho de uma trator para fazer a reforma do açude que dentro do Projeto os mananciais de água eram de todos. 
                  
                                                                    Foto: José Santana

      - O segundo Projeto foi a verba para construir um armazém ou depósito para a produção da lavoura.

         - Compras de ferramentas como carrinhos de mão, motor e fermentas, etc.
         - Veio a eletricidade;
         -  A construção de pequenas barragens - 4.
         - A construção de Poços - Foram construídos 5 poços artesianos.

Áreas Comunitárias.

           Juntos, as dez famílias usaram algumas horas de trator e reformaram o açude, que é junto com o poço, ( Construído por Terezinha Pinheiro), um bem comum a todos). (( Agora cada um já fez o seu).
A reforma do açude portanto foi a segunda ação em mutirão. ( Todos juntos).
A primeira foi a construção dos tijolos para fazer as casas.


                                  



Este é o açude velho  das Guerrilhas - Uiraúna-PB.
O baixio
As terras são maravilhosas!
 Porém, dura pouco a água devido ao calor forte do nordeste. 
Se tivessem recursos a construção de "Pequenas barragens" como acontece em Minas e Pernambuco nas regiões secas... Com pouco custo... Porém, eles ainda estão pagando anualmente e já estão com dois anos que a produção não vai pra frente pela falta de chuva... Plantam e quando as lavouras estão ficando no ponto falta a chuva e perdem tudo...
Pequenos patrocínios seriam bem vindos para ajudá-los em projetos. Assim . de pequenas barragens...para ajudá-los a deslanchar.
             E, graças a Deus chegaram estas providências.
     
                                   
Outras barragens vieram depois com os novos Projetos.
Chico Valente

Chico foi convidado para fazer parte da Associação . 
Porém, teve um problema de saúde e não deu. Sentimos muito.

                                                   

A história da  APASGU-PB escrita por Terezinha Pinheiro.

                                    

            Como nasceu a APASGU-PB - O ASSENTAMENTO SITIO GUERRILHAS - Uiraúna - PB?
            A APASGU-PB nasceu do sonho dos trabalhadores serem proprietários de terra; com a ajuda da quarta geração de proprietários – herdeiros, que distantes e sentindo grande afetividade pelas terras e pelos trabalhadores, optaram por torná-los os próprios proprietários através do Programa Nacional de Combate a Pobreza Rural.
        A APASGU-PB é uma entidade dos Trabalhadores Rurais e suas Famílias, sem fins lucrativos, regida por seu Estatuto com registro, sede e foro na Comarca de Uiraúna – PB.
    Quem são eles?
    São dez trabalhadores que sempre trabalharam na terra. Com seus familiares; acreditaram na proposta de organização e hoje batalham por melhores condições e qualidade de vida – homens e mulheres, jovens e crianças nas faixas etárias de 02 a 61 anos, em torno de 50 pessoas diretamente beneficiadas.
    Antes mesmo de a terra ser comprada pelo Projeto Fundiário de Combate a Pobreza Rural, a maioria já batia o tijolo em mutirão para a construção das casas, enquanto outros poucos acreditavam que um dia seriam proprietários. Além de pedreiros serventes, diaristas, muitos são trabalhadores da zona dos engenhos de rapadura, entre os meses de agosto, setembro e outubro. Uns são cortadores de cana, outros são tombadores ou que carregam a cana em burros. Outros são mestres de caldeiras. Outros são "ccxiadores" das rapaduras nas formas. As mulheres, na maioria das vezes doméstica apanham feijão, catam algodão. Levam os animais para o roçado, para o curral e para beber água. Ajudam a plantar na época do inverno. A maioria não estuda.
    Todos os componentes e dirigentes da Associação, sem nenhum recurso, são considerados bravos pela conquista do sonho e da cidadania coletiva do grupo

História da APASGU-PB
                 

Terezinha Pinheiro Moreira
         Meus pais deixaram uma fazenda excelente com terras férteis e produtivas. 
José Sátiro Pinheiro
Depois que eles partiram para o céu minha irmã Terezinha Pinheiro Moreira teve a ideia, junto aos irmãos :
           José Sátiro Pinheiro e Maria da Conceição Pinheiro Moreira formar uma associação de dez famílias, filhos de pessoas, trabalhadores que já tinham um vinculo de trabalho com meus pais quando eram vivos.
           
Conceição Pinheiro  
    O Sítio Guerrilhas passou a ser dos próprios filhos de muitos que já trabalharam com meus pais. A Fazenda Guerrilhas foi uma das primeiras na região de Uiraúna- PB a fazer parte do Projeto de Combate á Pobreza Rural.

          





Detalhes antes da venda da Fazenda Guerrilhas

           Mesmo sem ser concluída a venda da fazenda Terezinha já permitiu que os futuros proprietários fizessem já os tijolos para quando saísse já teriam a providência dos tijolos.

José voltou de São Paulo para ajudar seu pai.      
José voltou de São Paulo para ajudar seu pa                                   

  

                          



                                       
                             
             2012-06-18 16.14.41                                      



   Escrevo em nome da APASGU-PB, (Associação dos Pequenos Agricultores do Sitio Guerrilhas-Uiraúna- PB), para unir o sonho deles ao meu e ao seu.

A construção de uma pequena sede?

Neste terreno
Que seria a construção da SEDE?

 Um pequeno salão para reuniões com em espaço para uma minibiblioteca. (Tem crianças, adolescentes e jovens) e uma cozinha industrial para geração de renda...

Eles sonham também e não está dentro deste Projeto de Combate à Pobreza Rural que os possibilitou a compra da fazenda, coma reforma da casa velha que abrigou o bando de Lampião e colocaria a Fazenda Guerrilhas dentro do roteiro turístico da Paraíba, da coluna Prestes e Lampião. (Que seria uma nova fonte de renda). A antiga casa de Moisés Pinheiro.
                                    
Casa que está desmoronando e foi palco de Lampião
Abrigou o bando de Lampião.

O médico vem dar plantão e não tem um pequeno ambulatório ou uma salinha para ele atender... Tudo poderia ser nesta casa antiga reformada como uma réplica da que abrigou Lampião, pois hoje as suas paredes já não suportam... Ele está desmoronando-se.
                                             
                       Maria da Conceição Pinheiro Conceição Pinheiro.
 
Encontro da EMATER - Uiraúna-PB com a APASGU-PB. 

O Encontro da "Vitória e da Alegria".




Reunião festiva, no sentido da alegria, 
onde foi efetuado o último pagamento da terra.

Álbum do Blog
             
                   

Contatos


Presidente:  Maria Lúcia Xavier de Andrade : 84 - 99836238 
Ana Maria da Silva Moreira Vice – Presidente : 84 98499299
José Santana Barbosa - Secretário                          

Endereços para correspondências
e envios de doações via correio:

APASGU-PB
Associação dos Pequenos Agricultores do Sítio Guerrilhas - Uiraúna-PB.
 Sítio Guerrilhas - Município de Uiraúna - PB CEP 58 915 000
 Aos cuidados da EMATER – Uiraúna – PB
             |

Para a APASGU-PB
                  (Maria da Conceição Pinheiro Moreira).

Quando a chuva cai


Na Fazenda Guerrilhas quando a chuva cai, tudo refloresce...
Tudo renasce ao molhar seu lindo torrão...
Tudo aflora ao calor do sol esplendecente.
Tudo dar !
Tudo produz sem adubos químicos!
 Melhor terra não existe não.

Motivo desta gente, o sertanejo valorizar seu sertão.
Ninguém fica parado quando a chuva vem com seu relâmpago e trovão..
Correm todos para as bicas... E para as roças.
A tomar banho de chuva num sorriso sem medida
E colocar semente na terra com gratidão pela chuva
Que encanta seu coração.
Pois água,  no meu sertão só se compara a ouro na nossa mão...
Fortuna melhor, alegria de montão!
É quando bate no teto os pingos de chuva e começam a escorrer molhando a gente e o chão.





Nenhum comentário: